quinta-feira, 10 de julho de 2008

Filmes: Médicos querem censura por idade para cenas de fumo

A Associação Britânica de Médicos quer que cenas de filmes e programas de TV com personagens fumando sejam mais controladas para reduzir a exposição de jovens a imagens positivas do fumo.

No relatório Forever Cool: the influence of smoking on young people (A influência do fumo sobre os jovens, em tradução livre), os médicos afirmam que todo filme e programa de TV que traz imagens positivas do fumo deve ser precedido por uma mensagem de alerta sobre os perigos do cigarro.

Além disso, o documento, divulgado no domingo, defende que os censores levem em conta o conteúdo pró-fumo dos filmes antes de determinar para qual faixa etária a obra pode ser liberada.

"A tendência de abandono do cigarro registrada há 20 anos tem desacelerado nos últimos anos (na Grã-Bretanha), então, é essencial que novas medidas sejam tomadas para acabar com o glamour do cigarro", disse a chefe do departamento de Ciência e Ética da associação, Vivienne Nathanson.

Segundo o relatório, a maior parte dos fumantes começa a fumar antes dos 18 anos e praticamente todos o fazem antes de completar 25 anos, o que demonstra que os jovens são um grupo alvo importante para a indústria do tobaco.

Os médicos dizem que os jovens são muito influenciados pelo que percebem como sendo normal e atraente, especialmente imagens que vêem em filmes e revistas.

"Os jovens estão rodeados de imagens positivas do tobaco - desde pais e colegas fumando a celebridades e ídolos que vêem na mídia. Eles também estão expostos ao marketing forte da indústria, e tudo isso reforça a idéia de que o hábito é 'legal'."

O relatório da associação também defende que o governo britânico adote uma série de restrições ao marketing do cigarro. Entre elas estão a proibição de deixar o produto à mostra em locais de venda, o fim das máquinas de cigarro e a introdução de maços de cigarro levando apenas o nome da marca - sem nenhum design - e as advertências sobre os riscos do fumo.

quarta-feira, 9 de julho de 2008

Geração Orkut corre risco de crise de identidade, diz psiquiatra

A geração de usuários da internet nascida depois de 1990 - década da popularização da rede - pode estar crescendo com uma visão perigosa a respeito do mundo e da sua própria identidade, sugere um psicanalista inglês.

Segundo Himanshu Tyagi, a principal causa deste problema seria o fato de que os nascidos nesta época já cresceram em um mundo dominado pela navegação na internet e pelos sites de relacionamento como o Facebook, Orkut e MySpace.

"É um mundo onde tudo se move depressa e muda o tempo todo, onde as relações são rapidamente descartadas pelo clique do mouse, onde se pode deletar o perfil que você não gosta e trocá-lo por uma identidade mais aceitável no piscar dos olhos", disse Tyagi durante o encontro anual do Royal College of Psychiatrists, uma das principais agremiações de psiquiatras do Reino Unido e da Irlanda.

O psiquiatra destaca ainda que as pessoas que se acostumam com o ritmo rápido dos sites de relacionamento podem achar a vida real "chata e pouco estimulante", o que poderia causar problemas de comportamento.

"É possível que os jovens que não conhecem o mundo sem as sociedades virtuais dêem menos valor às suas identidades reais e, por isso, podem estar em risco na sua vida real, talvez mais vulneráveis ao comportamento impulsivo ou até mesmo o suicídio", disse.

Pesquisa

Tyagi começou seu interesse por identidades virtuais quando fundou um site que funciona como uma rede de contatos profissionais e se deu conta da distância enorme que há entre psiquiatras em atividade e pacientes mais jovens em assuntos relacionados à internet.

Ele constatou, após uma pesquisa com psiquiatras durante um congresso nos Estados Unidos, que a maioria dos profissionais não sabia da magnitude do impacto do mundo virtual na geração jovem.

Segundo o professor, além dos sites de relacionamento, as salas de bate papo virtuais também podem influenciar problemas de comportamento como a timidez.

Ele destaca que o anonimato e a falta de experiência sensorial das conversas nestes ambientes virtuais poderia mudar a percepção de interatividade e criar uma visão alterada sobre a natureza dos relacionamentos.

“A nova geração, que cresceu em paralelo ao avanço da internet, está atribuindo um valor completamente diferente para as relações e amizades, algo que estamos fracassando em observar”, afirmou Tyagi.

Benefícios

O psiquiatra afirma que são necessárias mais pesquisas sobre o impacto da internet na geração jovem e ressaltou alguns benefícios dos sites de relacionamento.

Segundo ele, essas redes oferecem um status social mais equilibrado, onde raça e gênero são menos importantes e onde as hierarquias da vida real são dispersas.

Ele destacou ainda que a quebra das barreiras geográficas permite acesso a relacionamentos e a apoio de amigos virtuais.

Experiência

As afirmações de Tyagi, entretanto, forem contestadas por especialistas da área.

Graham Jones, psiquiatra especializado no estudo do impacto da internet, reconhece que existe o risco de que uma freqüência exagerada de sites de relacionamento possa levar a problemas de comportamento. Mas ele acha que esses riscos foram exagerados por Tyagi.

“Para cada geração, a experiência com relação ao mundo é diferente. Quando a imprensa escrita surgiu, tenho certeza que muitos a consideraram como uma coisa ruim”, disse Jones.

“Pela minha experiência, pessoas que tendem a ser mais ativas nos sites como o Facebook ou Bebo são aquelas que já são mais socialmente ativas de qualquer forma – é apenas uma extensão do que eles já fazem”, concluiu o psiquiatra.

terça-feira, 8 de julho de 2008

Warner nega plano de lançar longa de 'Friends'


O estúdio Warner Bros afirmou que não há planos para produzir uma versão para o cinema do seriado de televisão Friends, em resposta a vários rumores que diziam o contrário.

Desde o lançamento - e sucesso - do recente filme baseado no seriado Sex and the City, começaram a surgir especulações de que os seis atores do seriado americano teriam concordado em participar no filme.

A versão cinematográfica de Sex and the City arrecadou US$ 55,7 milhões no final de semana de estréia nos Estados Unidos.

Mas, Jayne Trotman, diretora de publicidade da Warner Bros na Grã-Bretanha disse à BBC que a história "não é verdadeira".

O seriado teve seu último episódio exibido há quatro anos e, desde então, surgiram boatos de que os seis atores - Jennifer Aniston, Courtney Cox Arquette, Lisa Kudrow, David Schwimmer, Matthew Perry e Mat LeBlanc - iriam se reunir novamente.

O último episódio do seriado atraiu uma audiência de 52,5 milhões de pessoas só nos Estados Unidos. Na Grã-Bretanha, 8,6 milhões assistiram ao final de Friends.

Imprensa britânica

Uma informação veiculada na imprensa britânica chegou a sugerir que as primeiras cenas do longa metragem baseado no seriado seriam filmadas dentro de 18 meses.

No começo da semana, uma fonte não identificada teria afirmado que "Jennifer, Courtney e o resto do elenco estão animados para reprisarem seus papéis, nas circunstâncias certas".

"O sucesso de Sex and the City realmente entusiasmou a todos com a idéia de como um filme de Friends poderia ser tão bem sucedido se fosse feito da forma correta", disse a fonte.

Mas o agente da atriz Courtney Cox Arquette, John Fogelman, disse à BBC que não sabe de nenhum plano para a produção de um filme.

"Nada está acontecendo no que diz respeito a este assunto, então o boato é falso", disse a porta-voz de Matthew Perry, Lisa Kasteler.

segunda-feira, 7 de julho de 2008

Pra quem gosta de esportes... o fim de semana ficou pequeno!

Bom dia meus amigos! fartura foi a palavra da vez neste fim de semana... principalmente se você é como eu, e aprecia as mais variadas categorias esportivas.
Futebol, tênis, automobilismo, basquete, cliclismo, surfe e vôlei fizeram a alegria da galera, então, acompanhe o que de melhor aconteceu:

Show de Resultados.

Tênis:
Wimbledon - Final masculina: Rafael Nadal 3x2 Roger Federer - 6-4, 6-4, 6-7 (5-7), 6-7 (8-10) e 9-7.
Wimbledon - Final feminina: Venus Williams 2x0 Serena Williams - 6-4, 7-5.

Surfe:
WQS Durban, África do Sul.
Final: Chris Davidson (AUS) 13,33 x 12,90 Travis Logie (ZAF).
Patrick Gudauskas (EUA) continua na liderançã do ranking com 8869 pontos.

Automobilismo:
GP2, Silverstone:
1° - Bruno Senna (BRA)
2° - Lucas di Grassi (BRA)
3° Giorgio Pantano (ITA)

Fórmula 1, Silverstone:
1° Lewis Hamilton (McLaren)
2° Nick Heidfeld (BMW)
3° Rubens Barrichelo (Honda)

Fórmula Truck, São Paulo
1° Wellington Cirino
2° Geraldo Piquet
3° Roberval Andrade

NASCAR - as 500 milhas de Daytona foi vencida por K. Busch. É sua 7° vitória em 18 corridas, o que o deixa na liderança da Sprint Series, a categoria principal da Nascar.

Grand Prix de Vôlei Feminino:
5/7 - Brasil 3x0 Japão
5/7 - China 3x0 Rep. Dominicana
ontem - Rep. Dominicana 3x0 Japão
ontem - Brasil 3x0 China

Liga Mundial de Vôlei masculino:
ontem:
Sérvia 3x2 Brasil
Espanha 0x3 EUA
Japão 3x1 Egito

O Brasil lidera o grupo A com 14 pontos, seguido de França também com 14, Sérvia com 11 e Venezuela com 9.

Ciclismo, volta da França:
1° A. Valverde (GCE)
2° K. Kirchen (HOL)
3° O. Freire (ESP)

Sul-Americano Masculino de Basquete
Brasil 86x77 Uruguai
Chile 70x87 Argentina
Venezuela 82x75 Colômbia.

------------------------------------------------------
Acompanhe os resultados do campeonato brasileiro na coluna ao lado.

sexta-feira, 4 de julho de 2008

Mostra em Bruxelas reúne arte feita por roqueiros


Uma exposição em Bruxelas reúne obras feitas por vinte roqueiros famosos nas quais os músicos revelam seu talento para as artes plásticas.

Com o título It’s not only Rock'n'Roll, Baby! (Não é apenas rock and roll, baby, em tradução livre), que faz uma referência a um conhecido álbum dos Rolling Stones, It's Only Rock'N Roll, mostra reúne fotos, instalações, pinturas e colagens de nomes como Pete Doherty, Yoko Ono, David Byrne e Patti Smith.

"Essa é a primeira vez que obras de grandes músicos do rock desde os anos 70 até a atualidade estão reunidas em uma mostra. A exposição revela uma outra história do rock, a dos roqueiros que vieram do mundo da arte", afirma o curador, Jérôme Sans.

Um dos destaques da mostra, em cartaz no Palácio de Belas Artes de Bruxelas (Bozar), é a coleção de desenhos feitos por Pete Doherty com seu próprio sangue.

A roqueira Patti Smith também participa da exposição com uma seleção de fotografias em branco e preto - entre elas um auto-retrato. Ela explica ainda que, na realidade, é uma artista plástica e que a música foi apenas a forma que encontrou para levar sua poesia aos palcos.

O produtor Brian Eno contribui para a mostra com quadros psicodélicos e uma grande instalação do mesmo gênero, que mistura montes de areia colorida, uma projeção caleidoscópica e música transcendental.

Além disso, o Bozar reservou o salão de entrada para uma instalação com cadeiras de madeira, assinada por Yoko Ono, e uma sala para fotografias, colagens e esculturas pop-punk de Bianca Casady, do dueto americano CocoRosie.

"Não se trata de uma corrente (artística), mas de artistas que têm um enfoque singular e que abordam a arte e a música como um corpo comum, uma união de idéias, e mostram como duas formas de expressão ao mesmo tempo diferentes podem ser indissociáveis", explica Sans.

O Bozar abriga ainda uma série de concertos de rock para celebrar a mostra. Entre as atrações confirmadas estão Lou Reed e John Cale. A mostra It’s not only Rock'n'Roll, Baby! fica em cartaz até 14 de setembro.

quinta-feira, 3 de julho de 2008

Maracanaço, o retorno...


Não deu para o Fluminense... após perder o primeiro jogo no Equador por 4x2, o Flu fez ontem no Maracanã o suficiente para levar a partida para prorrogração e pênaltis, vencendo no tempo normal por 3x1.

Silêncio
Logo aos 5 minutos de partida, a LDU abriu o marcador e calou o Maracanã. O que já estava difícil parecia então impossível. O silêncio no estádio foi "ensurdecedor".

Explosão
Não demorou, e aos 12 minutos, Thiago Neves, em belo chute de fora da área igualou o marcador, trazendo novamente a esperança de que seria possível. Minutos antes Washington perdeu um gol de dentro da pequena área.
Nervosismo
Após o gol de empate, o que se viu foi um jogo tenso, com poucas chances e muitos erros de passes, até que...
Vacilou, dançou
A LDU vacilou e em cobrança rápida de lateral, Conca entrou sozinho na área e cruzou rasteiro para Thiago Neves, mais uma vez, colocar o Flu na frente do marcador. Festa no Maraca, Flu 2x1.

As equipes voltaram para o segundo tempo com objetivos claros: o Flu atacar e a LDU se defender. Dodô entrou no lugar de Igor, e nos primeiros 10 minutos perdeu duas grandes chances pelo lado direito. Só que ao invés de cruzar para Washington, que as duas vezes estava em melhores condições para finbalizar, preferiu chutar ao gol. A primeira para fora, e a segunda ao pé da trave.

Iluminado
20 do segundo tempo. Falta na entrada da área. Thiago Neves ajeita para a cobrança. 3x1 Fluminense. Explosão.

Tudo indicava que o quarto gol seria questão de tempo. Mas o Fluminense simplesmente pisou no freio, e o que se viu foi uma LDU buscando o segundo gol, sem muita organização, e um Fluminense se segurando, com organização menor ainda.

Fim dos 90 minutos, 3x1 parao Flu.

Tensão
Foi a palavra de ordem na prorrogação. pouquíssimas chances para ambos o lados, e um erro da arbitragem, anulando um gol legal da LDU, alegando empedimento, inexistente.
Catimba e pernas pesadas...
Nos pênaltis, vimos o goleirão da LDU fazer um teatro antes de cada cobrança, para tentar desconcentrar os batedores do Flu. E funcionou. Conca, Thiago Neves e Washington erraram as cobranaças, LDU 3, Flminense 1.

A LDU, pela primeira vez, é campeã da Copa Santander Libertadores da América.

Após 58 anos, o Maraca viveu um novo Maracanaço.

quarta-feira, 2 de julho de 2008

Bus Driver - Finalmente um simulador de ônibus.


Já está disponível a versão 1.0 de um dos simuladores mais esperados (por mim pelo menos), o Bus Driver.
Pouco se sabia sobre ele, apesar de ser um simulador único. O game é da empresa SCSSoft (www.scssoft.com), a mesma criadora da série de simuladores 18 Wheels of Steel.
No site oficial da scssoft, você poderá baixar a versão DEMO do jogo, com limitação de 1 hora, e foi o que eu fiz.
Neste jogo o que importa é a felicidade de seua passageiros. Você deverá escolher qual linha de ônibus deseja dirigir: linha urbana, escolar, aeroporto, turismo e até mesmo uma linha que tranporta presidiários. Uma vez escolhida a linha, você sairá com o ônibus da garagem, e passará recolhendo e deixando os passageiros em todos os pontos. O que importa é a satisfação dos passageiros, portanto, não passe direto por um ponto, jamais freie bruscamente e cumpra seu horário. Todas as conversões devem ser sinalizadas e todas as regras de trânsito devem ser cumpridas. Você irá acumulando pontos cada vez que cumprir as leis de trânsito, recolher e entregar passageiros e finalizar seu trajeto.
O único ponto realmente negativo do jogo, é a câmera, já que não existe a opção cockpit, o que dificulta muito as manobras dianteiras de seu ônibus. Fora isso, a diversão é garantida.

Os gráficos são muito bons, a jogabilidade é ótima e o som de fundo muito agradável. Realmente vale a pena.