sexta-feira, 4 de julho de 2008

Mostra em Bruxelas reúne arte feita por roqueiros


Uma exposição em Bruxelas reúne obras feitas por vinte roqueiros famosos nas quais os músicos revelam seu talento para as artes plásticas.

Com o título It’s not only Rock'n'Roll, Baby! (Não é apenas rock and roll, baby, em tradução livre), que faz uma referência a um conhecido álbum dos Rolling Stones, It's Only Rock'N Roll, mostra reúne fotos, instalações, pinturas e colagens de nomes como Pete Doherty, Yoko Ono, David Byrne e Patti Smith.

"Essa é a primeira vez que obras de grandes músicos do rock desde os anos 70 até a atualidade estão reunidas em uma mostra. A exposição revela uma outra história do rock, a dos roqueiros que vieram do mundo da arte", afirma o curador, Jérôme Sans.

Um dos destaques da mostra, em cartaz no Palácio de Belas Artes de Bruxelas (Bozar), é a coleção de desenhos feitos por Pete Doherty com seu próprio sangue.

A roqueira Patti Smith também participa da exposição com uma seleção de fotografias em branco e preto - entre elas um auto-retrato. Ela explica ainda que, na realidade, é uma artista plástica e que a música foi apenas a forma que encontrou para levar sua poesia aos palcos.

O produtor Brian Eno contribui para a mostra com quadros psicodélicos e uma grande instalação do mesmo gênero, que mistura montes de areia colorida, uma projeção caleidoscópica e música transcendental.

Além disso, o Bozar reservou o salão de entrada para uma instalação com cadeiras de madeira, assinada por Yoko Ono, e uma sala para fotografias, colagens e esculturas pop-punk de Bianca Casady, do dueto americano CocoRosie.

"Não se trata de uma corrente (artística), mas de artistas que têm um enfoque singular e que abordam a arte e a música como um corpo comum, uma união de idéias, e mostram como duas formas de expressão ao mesmo tempo diferentes podem ser indissociáveis", explica Sans.

O Bozar abriga ainda uma série de concertos de rock para celebrar a mostra. Entre as atrações confirmadas estão Lou Reed e John Cale. A mostra It’s not only Rock'n'Roll, Baby! fica em cartaz até 14 de setembro.

1 comentários:

Khyquer Ronaldy disse...

Ola amigo Bloggueiro!! Ofereça um VídeoChat grátis ao seus visitantes!! http://primebr.logvelox.com/?link=chat